Noticia

Caso Ronaldo: análise à polémica aponta falhas na liderança da FPF e questiona gestão do conflito

O abandono de Cristiano Ronaldo da Seleção Nacional teve repercussão a nível mundial, impulsionado pelo mediatismo do jogador português. Com mais informação disponível, mantenho a convicção de que não existia um motivo que justificasse uma reação daquela dimensão. A forma como os diferentes intervenientes responderam aos acontecimentos revela, em grande medida, uma visão pouco clara das respetivas responsabilidades. A questão central continua a ser: alguém saiu por cima neste episódio?

Ao analisar os três intervenientes, importa começar pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a instituição que deveria ter liderado todo o processo. A FPF não pode ficar subordinada a qualquer interveniente ou interesse, independentemente da sua dimensão. A forma como este caso foi gerido revela fragilidades institucionais e falta de liderança.

Com base nas informações públicas, sabe-se que houve uma reunião entre Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo, mediada por uma pessoa externa à FPF. Simão Coutinho é diretor desportivo do clube no qual Ronaldo é acionista e trabalha diretamente com o jogador. Pedro Proença, presidente da Federação, não se encontrava na Dinamarca no momento dessa reunião.

Este episódio levanta duas questões importantes. A primeira está relacionada com a intervenção de pessoas externas numa matéria que dizia respeito à gestão da Seleção Nacional. A segunda prende-se com o funcionamento interno da FPF.

A presença de vice-presidentes e dirigentes experientes não impediu que a mediação do conflito fosse assegurada por alguém de fora da estrutura federativa. Perante este cenário, fica a dúvida sobre o papel e a autonomia daqueles que têm responsabilidades na gestão da instituição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo