Noticia

Pedro Proença arrasado em direto: Parece que Cristiano Ronaldo é intocável

Comentador da SIC Notícias questiona a postura do presidente da FPF na polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus e considera que faltou uma defesa pública do selecionador.

A polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus continua a provocar reações, e desta vez foi Pedro Proença quem esteve no centro das críticas. José Carlos Freitas, comentador da SIC Notícias, questionou a postura do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), considerando que este tem manifestado vontade de recuperar o capitão sem defender publicamente o selecionador nacional.

As declarações surgiram depois de Pedro Proença ter afirmado que espera ver Cristiano Ronaldo de regresso à Seleção Nacional já em novembro, apesar do processo disciplinar instaurado ao avançado na sequência do episódio ocorrido durante a concentração da equipa das Quinas.

«Pedro Proença nunca saiu em defesa do selecionador nacional»

Durante a sua intervenção na SIC Notícias, José Carlos Freitas criticou a ausência de uma posição pública do presidente da FPF em defesa de Jorge Jesus.

«A questão de Pedro Proença é que em momento algum saiu em defesa do selecionador nacional. Todas as declarações dele são no sentido de todos quererem o capitão de volta, sem apontar nenhuma falha ao comportamento de Ronaldo», afirmou.

O comentador voltou a apontar o que considera ser uma diferença de tratamento na forma como o caso tem sido abordado publicamente.

«Em momento algum Pedro Proença criticou o capitão (…) Parece que é intocável no pensamento do presidente da federação», declarou.

Declarações sobre o regresso de Ronaldo também motivam críticas

Outro dos pontos levantados por José Carlos Freitas prende-se com as declarações de Pedro Proença sobre a possibilidade de Cristiano Ronaldo voltar à Seleção já em novembro.

O presidente da FPF manifestou a vontade de que o regresso aconteça e defendeu que o caso deve ser conduzido com «tranquilidade» e «serenidade».

No entanto, José Carlos Freitas considera que esta posição pode ser interpretada como uma pressão sobre as decisões de Jorge Jesus.

«Está quase que a impor o nome do jogador na próxima lista de convocados», afirmou o comentador.

A crítica centra-se na autonomia do selecionador, cuja convocatória deverá resultar das suas decisões técnicas, independentemente do estatuto dos jogadores envolvidos.

Processo disciplinar continua por resolver

José Carlos Freitas chamou ainda a atenção para o processo disciplinar instaurado a Cristiano Ronaldo pelo Conselho de Disciplina da FPF, na sequência do episódio que marcou a concentração da Seleção Nacional.

Segundo a informação avançada pela SIC Notícias, o procedimento tinha caráter de urgência, mas ainda não tinha avançado para a audição das partes envolvidas.

O desfecho do processo permanece desconhecido, pelo que a situação disciplinar do capitão continua a ser um dos elementos a acompanhar antes da próxima convocatória.

Comentador questiona condições para o regresso do capitão

José Carlos Freitas mostrou-se também cético quanto à possibilidade de Cristiano Ronaldo regressar à Seleção sem que o conflito com Jorge Jesus seja devidamente esclarecido.

Na sua perspetiva, uma retratação pública poderá ser importante para ultrapassar a situação. Ronaldo já reconheceu publicamente que errou ao abandonar o estágio e pediu desculpa aos colegas, embora tenha mantido críticas ao selecionador.

O caso continua, assim, a levantar dúvidas sobre a forma como poderá ser alcançada uma reconciliação entre o capitão e Jorge Jesus.

As críticas de José Carlos Freitas não se limitam à gestão do conflito entre jogador e selecionador: questionam também a postura institucional de Pedro Proença. Para o comentador, o presidente da Federação deveria ter demonstrado maior apoio público à autoridade do treinador.

Com o processo disciplinar ainda por resolver e a próxima convocatória no horizonte, a gestão do caso Cristiano Ronaldo continua a gerar debate em torno da Seleção Nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo